O ano que mudou o cinema - 1931


Raras foram as vezes que tantos filmes importantes - obras que com o passar do tempo acabam por se tornar verdadeiros marcos do cinema - foram lançados em tão pouco tempo quanto no ano de 1931. Nesse mesmo ano Salvador Dali pintou o quadro acima ao qual denominou "A persistência da memória". Isso sintetiza magistralmente o que ocorreu naquele período.


A então recente transição do cinema mudo para o cinema falado certamente exerceu influência nessa revolução cinematográfica que se impunha. A novidade do som parece ter sido um sopro revigorante na sétima arte. Filmes dos mais diversos gêneros - terror, experimental, comédia, drama, etc - que se tornaram clássicos e atemporais, passaram a influenciar permanentemente (quase) todo cinema que foi feito depois

Infelizmente seria impossível citar/lembrar de todos mas tentarei resumir os títulos que todo cinéfilo conhece ou vai acabar conhecendo. Alguns podem ser vistos online bastando para isso clicar nos links.

O terror ressurgiu em 1931 através da adaptação para o cinema de títulos já consagrados na literatura. Em "Dracula" Tod Browning dirigiu Bela Lugosi interpretando Conde Dracula pela primeira vez. "Frankenstein" dirigido por James Whale lançou Boris Karloff como estrela do terror. E ainda  "O Médico e o Monstro" no original "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" com direção de Rouben Mamoulian.

Pela primeira vez foram produzidos simultâneamente dois filmes com mesmo título, no mesmo estúdio e seguindo praticamente o mesmo roteiro. Um era filmado durante o dia e o outro durante a noite nos mesmo cenários e usando os mesmos equipamentos. Foram dois "Dracula". Um deles - já citado anteriormente - dirigido por Tod Browning e outro - praticamente desconhecido - dirigido por George Melford. Este último era falado em espanhol. Para assistir online:

Para mais detalhes dessa curiosa e interessante inovação de produzir dois filmes simultânemente recomendo a leitura do link abaixo:


Destaque também para um desconhecido filme experimental de terror feito na Alemanha denominado "Vampyr - Der Traum des Allan Grey". Um filme interessante e assustador que embora lançado em 1932, estava no ano de 1931 em plena produção. Para assistir online:


Ainda na Alemanha o genial Fritz Lang lançou em 1931 "M" que por aqui foi rebatizado como "M, o Vampiro de Dusseldorf". Essa obra serve até hoje como objeto de discussão e acredito que foi a primeira vez no cinema que se mostrou um assassino em série cujas vítimas eram crianças. Para assistir online:

M o vampiro de dusseldorf - Fritz Lang


Na União Soviética estreou "Entuziazm: Simfoniya Donbassa" com direção de Dziga Vertov. Um documentário que registra o desenvolvimento soviético no final dos anos 20. Chaplin se referia a esse filme como "uma perturbadora sinfonia". Foi o primeiro filme sonoro de Vertov que tinha lançado dois anos antes o filme que o imortalizou - "O Homem Câmera".


Alfred Hitchcock produziu no Reino Unido o nada hitchcockiano "Rich and Strange" - "Ricos e Estranhos" - que é uma crítica social - até certo ponto - bem humorada. Nada de suspense mas com alguns detalhes surpreendentes. Assistir online:



Esse também foi o ano que Charles Chaplin lançou o magnífico "Luzes da Cidade" que é, na opinião de muitos admiradores de Chaplin, seu melhor filme. Uma obra fortemente marcada pelas características do mestre que escreveu, dirigiu, produziu e estrelou. Um filme lindíssimo e engraçado. Assistir online:

City Lights - Luzes da Cidade - Charles Chaplin


No Brasil o jovem diretor Mário Peixoto lançava em 1931 o filme "Limite". Uma obra marcante do cinema mundial filmada em Mangaratiba, Rio de Janeiro. Belas imagens, angulações não convencionais e considerado por muitos o melhor filme do cinema brasileiro. Para assistir online:


Muitos outros filmes excelentes foram lançados no ano de 1931. Os que estão listados acima são poucos mas realmente especiais e mudaram definitivamente a cara do cinema mundial.



Cinema é cultura. Ajude a divulgar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...