Georges Méliès




Marie-Georges-Jean-Méliès (8 de dezembro de 1861 — 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema. Introduziu em seus filmes inventivos efeitos fotográficos que aliados a sua experiência como ilusionista criava mundos fantásticos. 

Foi um dos convidados dos Irmãos Lumière para assistir a primeira projeção de filme da história. Em Paris no dia 28 de dezembro de 1895.

Além de ser o "pai dos efeitos especiais" produziu, dirigiu, atuou e escreveu mais de 500 filmes e foi responsável pela construção do primeiro estúdio cinematográfico na Europa. Méliès também introduziu o storyboard para planejar as cenas o que é utilizado até hoje por muitos cineastas. Boa parte de sua obra está disponível on line.

Pouco depois da "primeira sessão de cinema" Méliès ganhou um protótipo de um cinematógrafo do inglês Robert William Paul. Foi o início da carreira como cineasta. O entusiasmo com a nova tecnologia era imenso e ele filmava o cotidiano da vida parisiense.

Um inesperado defeito no aparelho o fez parar. Após consertar a máquina voltou a filmar porém a ação da filmagem era diferente da ação que filmava naquele momento. Ironicamente, um defeito foi o responsável ao efeito que ele denominou stop-action. Foi o início do cinema de Méliès.

Um de seus filmes mais conhecidos - Le voyage dans la lune de 1902 - usou várias técnicas, especialmente a dupla exposição.

Chaplin o chamava de "alquimista da luz" e D. W. Griffith disse que devia tudo ao Méliès. O filme Hugo de 2011 baseia-se no livro A Invenção de Hugo Cabret de Brian Selznick, que é inspirado na vida de Méliès.

Muito (muito mesmo) há para se falar da vida e obra desse cara genial. Novos posts virão...

Para assistir filmes de Georges Méliès on line siga o link.







Para assistir filmes de Georges Méliès on line siga o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...